Festa

Festa

Apostolado da Oração




HISTÓRIA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da oração nasceu numa casa de estudos da Companhia de Jesus, em Vals, perto de Lê Puy, na França.
No dia da festa de S. Francisco Xavier, em 1844, o Pe. Francisco Xavier Gautrelet explicou a um grupo de estudantes, animados de zelo pelas almas, como as orações e sacrifícios poderiam levar preciosíssimo auxilio aqueles que trabalham na seara do Senhor.
As ideias propostas naquela exortação espiritual que deram origem ao Apostolado da Oração foram imediatamente concretizadas por aqueles jovens, dentro do colégio.
Para difundir estas ideias, o Pe. Gautrelet sugeriu uma pequena organização que levou o nome de “Apostolado da Oração”. Foi aprovada pelo bispo de Le Puy, e o Papa Pio IX concedeu-lhe , em 1849 , as primeiras indulgências.

Mas a divulgação do Apostolado da Oração no mundo deveu-se, sobretudo, ao Padre Henrique Ramière, S.J. Foi ele o grande organizador e promotor do AO. Em numerosos artigos escritos, explicou amplamente e, de maneira acessível, a doutrina do AO. E deu à obra uma forma definitiva.
Em 1861, publicou um livro intitulado “O Apostolado da Oração, santa Liga de corações cristãos unidos ao Coração de Jesus”. Era uma reedição ampliada de um opúsculo anteriormente publicado pelo Padre Francisco Xavier Gautrelet.
No mesmo ano, começou a publicação de uma revista mensal intitulada “Mensageiro do Coração de Jesus”, que rapidamente se difundiu em todas as nações, nas respectivas línguas: na Itália, em 1864; na Áustria, no ano seguinte; nos EUA e na Espanha, em 1866; na Colômbia e na Hungria, em 1867; na Inglaterra, em 1868; na Holanda e na Bélgica, em 1869; etc ... Quando o Padre Henrique Ramière morreu, em 1883, o AO contava no mundo todo com 35.600 centros com mais de 13 milhões de associados.
APOSTOLADO EM JAPOATÃ
É um dos movimentos mais antigos, fundado aos 17 de setembro de 1913, como mostra cópia da ata de criação, na então Villa de Jaboatão, Diocese de Sergipe, pelo Bispo Dom José Thomaz Gomes da Silva e o Pe. Lucindo Aprígio de Stta Anna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário