Festa

Festa

Pastoral Familiar



A comissão Nacional da Pastoral Familiar é um organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, com a missão de realizar na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, por meio de agentes específicos e metodologia própria, a Pastoral Familiar.

No âmbito eclesial e em outros setores da sociedade, a Pastoral Familiar também procura realizar os princípios e as indicações de ação pastoral presentes nos documentos do Magistério, em particular, no Documento de Aparecida e nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Entre as principais ações do projeto pastoral para 2011 estão o 1º Simpósio e a 3ª Peregrinação Nacional da Família, cujo tema será: Família, pessoa e sociedade, a ser realizada no Santuário Nacional de Aparecida (SP), nos dias 28 e 29 de maio. O evento pretende reafirmar o valor do matrimonio e da família.

Igualmente importante é a Assembleia Geral da Pastoral Familiar, que acontecerá em Brasília (DF), dos dias 17 a 19 de junho. Além da eleição do casal coordenador nacional e vice, a Assembleia vai tratar do 7º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em 2012, na cidade de Milão, norte da Itália, e também sobre a Jornada Mundial da Juventude, de 2013.O trabalho pastoral necessita de constante avaliação e planejamento em vista de uma ação adequado e decisiva e de respostas aos desafios vitais da revolução dos comportamentos na área do matrimonio e da família.

Por sua vez, a Semana Nacional da Família, de 14 a 20 de agosto, ressalta a importância inalienável da família. A Igreja tem um olhar atento dirigido à família, patrimônio da humanidade, que deve ser considerada. “um dos eixos transversais de toda ação evangelizadora". Em nosso país, parte expressiva da população está afetada por difíceis condições de vida que ameaçam diretamente a instituição familiar. Em nossa condição de discípulos missionários de Jesus Cristo, somos chamados a trabalhar para que tal situação seja transformada e a família assuma seu ser e sua missão no âmbito da sociedade e da Igreja. Bens preciosos e necessários - Outro momento especial para a família e a Pastora l Familiar do Brasil será o 9º Seminário Nacional para Assessores Eclesiasricos e Casais Coordenadores Regionais e o 13º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, dos dias 19 a 21 de agosto, em Belo Horizonte (MG).

Entre seus objetivos, os dois eventos propõem abordar aspectos sociol6gicos, psicológicos e espirituais da família no que se referem à identidade e papel de seus membros. Este e um ponto de parida para a construção de uma sociedade melhor e um espaço onde se redescubra a força da família.

A Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro, de 1º a 8 outubro, evidenciam 0 valor e a beleza desse dom precioso que de Deus recebemos e enfatiza 0 valor sagrado da vida humana e sua dignidade. Não é possível uma sociedade com bases sólidas quando se aceita ou tolera as mais diversas formas de desprezo e violação da vida humana, sobretudo as mais frágeis e marginalizadas. Só o respeito à vida pode fundar e garantir bens tão preciosos e necessários à sociedade como à democracia e a paz (d . Evangelium Vitae 101).
Os encontros Acolher em nome de Jesus, que vêm acontecendo em vários Regionais da CNBB, representam uma etapa fundamental no caminho apoiado pela Igreja no Brasil a favor da infância abandonada, que se faz capaz de pôr fim aos desafios da cultura do abandono ao promover a cultura da vida e do acolhimento familiar.

O entusiasmo de nos reconhecermos em sintonia com toda a Igreja veio acompanhado imediatamente da consciência de sermos colocados, mais uma vez, diante de um pontual e determinado apelo: fazermo-nos responsáveis e sem reticências pelo destino das crianças internadas ou abandonadas em instituições; sensibilizar, acompanhar e apoiar os casais e as famílias disponíveis a acolher estas crianças; testemunhar o Ressuscitado na beleza, na coragem e na harmonia das relações familiares por sua fecundidade e por sua generosidade.

O Espírito do Senhor é o protagonista de toda a ação evangelizadora. Por essa razão, o agente de Pastoral Familiar e chamado a se colocar a disposição d'Ele, com seus dons, com o que é e o que tem, para proclamar, promover e defender a família como valor primordial.

Padre Luiz Antonio Bento.
Assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.
Fonte: Revista Família Cristã. Abril de 2011.
http://www.pastoralfamiliarcnbb.org.br/novo_site/artigos/artigo.asp?id=664

Nenhum comentário:

Postar um comentário